Entenda isso, antes de fazer o seu planejamento estratégico

Caro comandante,

Se você não tem ambição alguma, enquanto empresário…

Você não precisa de um planejamento estratégico.

Se quer entrar dia, sair dia, sendo impactado pela crise…

Não há necessidade de fazer um planejamento estratégico.

Se você quer, nas suas conversas com amigos e familiares, viver reclamando da crise…

Definitivamente, o planejamento estratégico não é para você.

Agora, se você é um empresário(a) que:

-Quer ter uma vida melhor;

-Quer dar uma vida melhor para sua família;

-Criar ter negócio onde as pessoas tenham vontade de ir trabalhar;

-Ter um negócio na qual você sinta orgulho…

O planejamento estratégico é para você.

E ante de mais nada, quero deixar bem claro uma coisa:

Ter ambição é sonhar grande, ter clareza de onde você, empresário, quer que sua empresa chegue.

Eu sempre bato bastante na tecla sobre clareza, pois é ela que vai te guiar na hora de fazer um planejamento estratégico.

Porque quando se tem muito claro onde se quer chegar…

O planejamento estratégico se torna mais focado e claro, pois ele vai traçar o caminho a ser percorrido para chegar ao objetivo principal.

E aí você me pergunta:

O que é planejamento estratégico, Marcelo?

O planejamento estratégico é um processo na qual você para, reflete e define:

-Qual a ambição da sua empresa;

-O que você vai fazer para alcançar a ambição;

-Quem você vai impactar;

-Quanto a sua empresa vai crescer;

-Quem é o time que está junto;

-Quais comportamentos e valores as pessoas do time precisam ter.

Esses pontos são importantes para você ter clareza onde você quer chegar e, assim, começar a construir um planejamento estratégico claro e que te dá previsibilidade.

Eu só preciso responder isso para fazer o melhor planejamento estratégico?

Olha, eu costumo dizer que você pode ter o melhor planejamento estratégico do mundo.

Mas com as pessoas erradas… vai falhar sempre.

No entanto, um planejamento estratégico que não é o melhor do mundo, mas com um time alinhado, executando com disciplina tudo o que foi planejado, entregando tudo no prazo, e fazendo melhoria contínua a cada passo que evolui…

Vai ganhar sempre da concorrência.

Sabe por quê?

Porque não é só o dono que tem que ter a clareza, o senso de dono e a intensidade em tornar a ambição, o sonho em realidade.

O time inteiro também precisa ter clareza e estar alinhado com a ambição, cultura, valores e planejamento estratégico.

E isso é importante porque quando não sabe onde a empresa quer chegar, qualquer caminho serve.

Essas pontuações que eu fiz te darão um norte do que você precisa ter claro, para fazer um bom planejamento estratégico.

Porque se você não tem essas pontuações de forma clara, as coisas vão ser feitas de qualquer jeito, entregues em qualquer momento… isso é, se forem entregues.

Então, o que eu devo fazer no planejamento estratégico?

Primeiro, você deve alinhar a cultura da sua empresa.

Porque, se você tem um planejamento estratégico foda, mas a cultura da sua empresa não está alinhada de ponta a ponta…

Não adianta nada.

E quando eu falo de cultura alinhada de ponta a ponta, são os valores e comportamentos necessários para o crescimento da sua empresa sendo exercidos por todos os colaboradores.

Afinal de contas, a cultura ferra o planejamento estratégico no café da manhã.

Isso significa que mesmo que você tenha o melhor planejamento estratégico, ele não vai funcionar se você não tem uma cultura forte.

Até porque a cultura é o jeitão que as pessoas vivem na sua empresa.

E para alinhar a cultura, você deve responder as seguintes perguntas:

1-A cultura vai permitir que essa empresa chegue nessa ambição?

2- Quais são os hábitos e comportamentos que as pessoas precisam ter?

3- Como o meu time tem que funcionar?

4- Qual a autonomia que o meu time tem que ter?

5- Qual a clareza que meu time tem que ter?

6- Como as pessoas da minha empresa se comportam, quando começa e termina o dia?

7- Qual cultura vamos criar, para tornar possível a execução do plano estratégico?

Respondidas essas perguntas, você deve comunicá-las às pessoas do seu time.

 Feito isso, um dos elementos importantes que é necessário para definir o planejamento estratégico é:
Analisar o ambiente externo.

Nessa análise você precisa entender o que está acontecendo no mundo.

E se há uma mudança no mercado, no mundo, você precisa entender se aquilo impacta: o seu negócio, os seus clientes, concorrentes, fornecedores…

E, ainda mais: precisa saber quem é o seu cliente, quais as barreiras de entrada no seu produto, saber quem no mercado está jogando o jogo que sua empresa joga…

Pois é, fazer um planejamento estratégico envolve fazer pesquisas.

Porque é preciso entender onde sua empresa está, para identificar o caminho para onde se quer chegar.

Daí, entra uma das partes essenciais para fazer um planejamento estratégico:
Análise do ambiente interno.

Agora a pouco eu falei sobre as pesquisas sobre o ambiente externo, certo?

Então, a análise do ambiente interno, que é o ambiente da sua empresa, está ligado a você criar forças para poder competir no mercado na qual sua empresa está inserida.

O ambiente interno é onde você constrói sua vantagem competitiva.

E construir vantagem competitiva, implica em desenvolver competências.

Mas, primeiro, é preciso ter claro quais são as competências necessárias para sua empresa se sair na frente, no mercado, e que também vão ajudar a chegar ao objetivo principal.

Daí, você faz uma análise na sua empresa, de quais são as competências que se tem até o momento.

Essa análise pode ser feita através de pesquisas, inclusive.

E a partir desse levantamento analítico, você vai comparar quais competências necessárias já existem na sua empresa…

E quais ainda não existem. Essas, você desenvolve.

Lembrando que desenvolver competências implica desenvolver pessoas.

Então, outro elemento importante a ser trabalhado para fazer um planejamento estratégico, é a energia.

Calma, vou te explicar!

A energia que eu falo está relacionada à garra, a vontade de ir lá e fazer, executar, entregar tudo no prazo, de fazer as coisas acontecerem para ver o objetivo principal sendo atingido.

E se você, empresário(a), não tem essa energia, você não vai a lugar algum.

Se a sua empresa não tem energia, ela não vai a lugar algum.

E está tudo bem se as vezes você se encontra em um momento onde você não está com a energia lá em cima.

Mas o planejamento estratégico vai te auxiliar a criar formas para poder levantar essa energia: seja a sua, ou do seu time.

Sabe como eu faço isso no EAG Empresa Autogerenciável?

Nós criamos planejamentos estratégicos, damos nomes a eles, e para se ter energia de executar com disciplina, e estar sempre fazendo melhoria contínua…

Nós criamos e vivemos valores, rituais…

E para exemplificar isso na prática para você, uma estratégia para elevar o nível de energia que utilizamos é através do reconhecimento.

Então, criamos o “Genial”.

O “Genial” é um movimento que surgiu a partir da melhoria contínua do nosso planejamento estratégico.

Basicamente, é um movimento que trabalha a energia e o reconhecimento da pessoa.

Então, quando alguém faz uma coisa bem feita, qualquer um na empresa pode reconhecer isso e dar um “Genial” a essa pessoa.

E tenho percebido como essa estratégia funciona muito bem: eu vejo que as pessoas, quando são reconhecidas pelo “Genial”, trabalham com mais garra, mais energia.

Esse é um exemplo de uma das minhas empresas, que pode servir de inspiração para você pensar em como você pode engajar o seu time a te seguir no caminho, que vai levar à ambição da tua empresa.

E você pode me perguntar:

Marcelo, mas eu preciso seguir tudo isso?

Olha, se você é um empresário ambicioso e quer ver o que você sonhou para sua empresa se concretizar…

Você precisa executar esses pontos, pois são importantes para você ter um planejamento estratégico que te dá previsibilidade, que te dá um norte de qual caminho seguir.

E durante o percurso…

Você terá a oportunidade de fazer melhorias contínuas a cada passo que você dá.

Porque sem meta, plano de ação e execução, você vai chegar a qualquer lugar…

Menos onde sua empresa quer e precisa chegar.

Então, se você é ambicioso e quer ver os sonhos que você sonhou para sua empresa acontecer…

Assista aos nossos vídeos que eu deixei aqui embaixo:

Alimentamos nossos canais no YouTube, Instagram e Spotify com conteúdos gratuitos.

Vai lá!