Metas tangíveis e intangíveis: 3 dicas para obter lucro

Todo gestor quer exercer a sua liderança, bater metas e conquistar grandes resultados. Mas o que nem todos eles sabem é que as pequenas vitórias que acontecem durante a jornada são uma grande forma de desenvolver o trabalho deles e da empresa. 

Eu chamo essas metas (que podem ser lucro, número de clientes etc) de ativos tangíveis e as pequenas vitórias de ativos intangíveis. É claro que uma meta precisa ser batida, mas tudo o que está sendo conquistado ao redor vai dar um “gás” para que os resultados apareçam. 

Quer entender melhor esse assunto importantíssimo para a vida da sua empresa? Então continue lendo e veja o que eu, Marcelo Germano, fundador do EAG – Empresa Autogerenciável, entendo como resultados tangíveis, intangíveis e como a junção deles é capaz de impactar o crescimento da sua empresa.

Boa leitura!

O que são resultados tangíveis e intangíveis?

Os resultados tangíveis são aqueles que geram indicadores e mostram fatores mensuráveis, ou seja, você consegue literalmente visualizar o que está dando certo. Já os resultados intangíveis são aqueles que dependem dos valores, dos comportamentos e do posicionamento da sua empresa. Eu falo mais sobre essa diferença neste vídeo:

O que muita gente não sabe é que, por muitas vezes, o resultado tangível de uma empresa está muito ligado às coisas intangíveis que são construídas ao longo do tempo. 

Vou dar um exemplo: imagina se eu, Marcelo, comprasse a Coca-Cola, mudasse o nome da marca para Marcelo-Cola e quisesse os mesmos resultados que a Coca-Cola teve nos últimos anos. Eu determinaria que teríamos as mesmas fábricas, colaboradores, verba de publicidade, entre vários outros fatores tangíveis. Apenas o nome, que é intangível, mudaria. 

Só que, muito provavelmente, essa única mudança de nome causaria grandes transtornos na performance e nos resultados da empresa. Portanto, existem vários casos em que as metas intangíveis valem muito mais do que as tangíveis.

3 dicas para obter lucro e reforçar a sua liderança

Muitas vezes, os clientes têm resultados tangíveis, mas não vêem os intangíveis. Pois é, Comandante: talvez você nunca tenha se dado conta, mas os ativos intangíveis são tão essenciais quanto os tangíveis para ajudar você a exercer a sua liderança, e a sua empresa a bater resultados e obter lucro. 

Quer saber como fazer isso? Continue lendo e veja 3 maneiras!

1) Construa reputação

A reputação de uma empresa é um ativo intangível. Ela possui extremo valor, porque traz confiança para a sua marca e, a longo prazo, será responsável por fazer que os demais ativos tangíveis tenham resultados eficientes. 

E quer ver só como os ativos intangíveis podem se sobressair completamente aos tangíveis? Vou contar uma história: eu frequentava um restaurante que tinha uma ótima comida, uma vista linda, mas um atendimento péssimo. O resultado? Ele não sobreviveu e fechou, apesar de ter todos os recursos tangíveis para prosperar e dar certo. 

2) Provoque experiências que geram valor

As experiências proporcionadas também são ativos intangíveis que melhoram os resultados tangíveis, e elas estão muito ligadas à reputação. Quando a sua empresa constrói e estabelece uma boa reputação no mercado, muito provavelmente ela vai promover boas experiências e sensações para os seus clientes. 

Por exemplo: pense em uma pessoa que tem o poder aquisitivo para comprar uma bolsa de grife. Se ela optar por comprar essa bolsa, ela não está preocupada em saber o valor dela, mas sim em ter aquele produto para sentir a sensação de pertencimento e de merecimento que ele traz. 

Essa experiência positiva é, portanto, uma sensação intangível, que está associada à reputação que essa marca de grife conquistou ao longo do tempo.

3) Preze pela felicidade de todos

Sim, Comandante: a felicidade é intangível e pode dar lucro! Certa vez, eu li que as empresas que têm um índice de felicidade alto têm um lucro 31% maior do que o das empresas com funcionários infelizes. O lucro é tangível, então, isso prova mais uma vez que os resultados intangíveis impactam os tangíveis.

Considerações finais

Conciliar ativos tangíveis com intangíveis ao longo da sua jornada é a melhor forma de conseguir alcançar resultados surpreendentes para o seu negócio. E para você fazer isso com maestria, a cultura da sua empresa precisa ser intangível e gerar valor e resultado para ela. 

Por exemplo: se ninguém dá feedback na sua empresa, isso significa que a sua cultura não é de execução. Ela acaba se tornando um ativo intangível, porque ninguém a vê literalmente, mas todos precisam seguir. Mas seguir exatamente o que? O que deu certo? O que precisa ser ajustado no processo?

Portanto, preste atenção, Comandante: se você focar só no tangível e esquecer do intangível, você pode estar deixando muito dinheiro na mesa e trabalhando em baixa performance. 

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.