Como o inside sales e o inbound marketing podem aumentar minhas vendas

Há alguns dias, eu tive um bate papo com um dos meus clientes. Esse meu cliente possui uma empresa de cosméticos em Minas Gerais onde ele vende produtos para donos de salão de beleza. No meio desse bate papo, nós discutimos sobre estratégias de vendas para alavancar o negócio dele e, consequentemente, aumentar as suas vendas. 

No meio dessa conversa saíram alguns métodos muito interessantes que, desenvolvidos de forma correta, vão trazer mais vendas para o negócio dele. Dentre esses métodos, comentei sobre a construção de um time de vendas através do inside sale e o desenvolvimento de ações de marketing através do inbound.

Sobre a construção do time de vendas, eu sugeri a implementação do “inside sales”. O Inside sale, resumidamente falando, seria uma estrutura de vendas interna onde a equipe de vendedores utilizaria diversas formas de comunicação, dentre elas, a principal é o telefone, mas também usam-se o e-mail para entrar em contato com os potenciais clientes.

Por outro lado, teria a implantação de um projeto de inbound marketing trazendo esses potenciais clientes.

Existem várias formas de trazer esses LEADs (potenciais clientes) para a sua base de dados, sua base de interessados em comprar de você.  Você pode escrever textos para Blog, gravar vídeo para o YouTube e também para o Instagram, criar ferramentas, PDFs e e-books (que são uma das principais iscas para capturar o contato do seu lead), publicar anúncios, e assim por diante.

Trabalhar com e-books, que são livros em formato digital, por exemplo, é muito importante porque assim que as pessoas baixarem um e-book seu, o seu time de vendas poderá entrar em contato com elas.

E esse contato poderá iniciar com um diálogo com o seu potencial cliente assim:  “Olá, [nome do cliente]. Eu vi que você baixou nosso ebook, me conta um pouquinho mais sobre você. Você é cabeleireiro? Onde fica o seu salão de beleza?

Assim que a conversa for se desenvolvendo, você poderá oferecer um serviço para essa pessoa da seguinte forma:
“Eu tenho um vendedor nessa região, é o Mario. Posso agendar para ele ir aí fazer uma apresentação do nosso produto para você? E se você fizer uma compra acima de tal valor, você vai ter acesso a um curso XYZ. Você terá uma área de membros que vai ter conteúdos que vão te ensinar como bombar o seu salão, como fidelizar o seu cliente, vai te ensinar tudo sobre técnicas de coloração, etc.”

Aplicando o inside sales e o inbound marketing na empresa desse meu cliente, ele terá grandes probabilidades de marcar uma visita com o seu LEAD, vender um curso que vai ajudar o cliente dele vender mais e consequentemente, vai alavancar o seu negócio com essas estratégias.

Eu quero ressaltar aqui que essa estratégia não é válida somente para a empresa do meu cliente que tem um negócio que vende produtos de cosméticos, mas para todo tipo de empresa.

Ambos os métodos tem suas vantagens e desvantagens. O ideal é você saber integrar, como eu sugeri para o meu cliente, essas técnicas para maior visibilidade e lucratividade buscando resultados positivos para a sua empresa.

Empresário(a), se você já utiliza essa estratégia, comenta aqui embaixo como você está aplicando na sua empresa e se está trazendo resultados para o seu negócio.
Caso você queira ler mais sobre esse assunto, clica nesse link e leia o nosso artigo sobre “A técnica que usei para alavancar as minhas vendas”.