Como Implementar um Processo de Vendas em uma Empresa

O processo de vendas em uma empresa é essencial, independentemente de você estar vendendo um produto ou um serviço.

E se o seu objetivo é alavancar seus lucros, você deve investir em um processo de vendas eficiente.

Como fazer isso?

Por onde começar?

Eu vou te explicar:

O processo de vendas em uma empresa não existe sem um objetivo

Antes de mais nada, defina seu objetivo como empresa.

Qual é a razão da sua empresa existir?

Quais são as necessidades que sua empresa supre?

E o mais importante:

Onde você quer chegar com a sua empresa?

Essas são perguntas que todo dono de empresa deve saber responder.

E se você não sabe as respostas, provavelmente ainda não tem um processo de vendas eficiente.

O foco do processo de vendas em uma empresa é sempre o cliente

A próxima pergunta que você deve responder é:

Como sua empresa gera valor para o seu cliente?

Pense dessa maneira:

De um lado, existe um cliente triste.

Do outro lado, existe um cliente feliz.

E entre os clientes, está a sua empresa.

O que a sua empresa precisa oferecer para deixar o cliente triste feliz?

Ou seja, qual é a dor ou necessidade do cliente que a sua empresa resolve?

Porque todo cliente tem uma dor ou um desejo.

E o objetivo da sua empresa deve ser curar essa dor ou atender esse desejo.

O processo de vendas acontece antes, durante e depois da venda

Um processo de vendas é muito mais do que o momento que o vendedor e o cliente apertam as mãos.

Aliás, o processo precisa começar antes mesmo do cliente conhecer a sua empresa…

E, quando a compra for efetuada…

O processo deve continuar.

Por isso, fique atento às três etapas:

  • 1º etapa: Antes da venda

O primeiro passo é planejar como o cliente vai ficar sabendo da sua empresa…

E é aí que entra o marketing e todas as técnicas de tração que você pode utilizar para atrair seus clientes.

  • 2º etapa: Durante a venda

Enquanto a venda acontece, como será a experiência de compra do cliente?

Como os vendedores atendem esse cliente?

Nesse momento, você deve pensar no treinamento dos seus vendedores e na maneira como as necessidades do cliente vão ser atendidas.

  • 3º etapa: Depois da venda

A relação entre a empresa e o cliente não pode terminar…

Afinal, é muito mais fácil vender para quem já te conhece.

O processo de vendas deve continuar…

Porque é assim que você mantém a fidelidade dos seus clientes.

Se o cliente estiver feliz com a compra, é muito mais provável que ele volte a fazer negócios com a sua empresa.

Então invista sua energia e seu tempo em um processo de vendas eficiente.

Que cuide do seu cliente antes, durante e depois da compra.

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