Como Atingir a Meta Na Empresa

Caro Comandante,

Como eu sempre falo, é preciso ter clareza de onde se quer chegar…

E metas para poder alcançar.

Dessa forma, é traçado um plano de ações que deverá ser executado com muita disciplina;

E dessa forma validar cada passo dado, a fim de identificar erros e acertos, para então atingir as metas.

O Que São Metas

A princípio, as metas podem ser definidas como passos específicos, e com prazos, que vão te guiar para o seu objetivo.

Vou te dar um exemplo, no cenário empresarial.

Digamos que você tem uma empresa de bolos e doces, e você quer se tornar conhecido no mercado como uma empresa de referência.

Agora, vamos definir as metas dessa empresa para alcançar o objetivo:

  • Criar uma estratégia de comunicação;
  • Publicar conteúdo gratuito com frequência, nas redes sociais.

Percebe que cada meta é como se fosse um passo, para poder conseguir alcançar o objetivo da empresa?

E nesse exemplo, poderia ter mais ou menos metas – tudo depende de onde a empresa quer chegar.

Dentre essas metas definidas, você pode quebrar cada uma delas em outras metas que vão ajudar a atingir essas que eu estabeleci.

Consequentemente, o cumprimento de todas as metas levará a empresa a alcançar o objetivo dela.

Como Definimos As Metas No EAG Empresa Autogerenciável

Vou te dar o exemplo de como definimos as metas aqui, no EAG Empresa Autogerenciável.

Antes de mais nada, nós temos definido onde queremos chegar, ou seja, o nosso objetivo principal.

Tendo isso bem claro, não só para mim como para toda a minha equipe, nós fazemos primeiro um plano de ação:

O planejamento estratégico anual.

Nele, nós estabelecemos a meta de faturamento anual e a meta de cada área, para que juntas consigam atingir a meta do ano.

No nosso caso, nós estabelecemos metas por ano, por mês, semana e dia.

Nós fazemos dessa forma, pois é assim que testamos e que avaliamos que faz sentido para que o EAG alcance seu objetivo principal

Já no seu caso, o que vai definir o período, prazo e especificidade das metas do seu negócio, é onde você quer chegar.

E dessa forma, as metas estabelecidas vão te colocar no caminho para atingir o objetivo.

Ou seja:

Quem tem por objetivo tornar a empresa uma marca forte, vai ter metas diferentes da empresa que quer vender o seu produto para determinada quantia de pessoas.

Resumindo, não há receita de bolo para saber quais metas definir para o seu negócio.

Não Bati a Meta… E Agora?

Quando um empresário chega para mim falando que não bateu a meta, seja do mês, do semestre ou do ano…

Eu ensino o seguinte:

Não bater meta indica que há um problema.

E quando há um problema na qual você está envolvido – seja você ou sua empresa – este é um cenário que eu chamo de 3 terços:

  • 1 terço da responsabilidade da situação é sua;
  • 1 terço é responsabilidade do ambiente (cultura, o próprio mercado, economia etc.);
  • E, por fim, 1 terço é responsabilidade dos outros (como sua equipe, por exemplo).

Quando não se bate a meta, você deve entender que nesse cenário:

Você é 100% responsável pelo seu 1 terço;

E você pode até influenciar os outros dois terços, que é o ambiente e os outros…

Mas não pode controlá-los.

No entanto, se você faz e executa implacavelmente o teu 1 terço, você tem maiores chances de atingir a meta e alcançar os resultados desejados.

Agora, quando a meta não é atingida, você precisa ter um olhar analítico para a situação e responder a duas perguntas, inicialmente:
  • Por que a meta não está sendo atingida?
  • O que está faltando para conseguir atingir a meta?

A partir das respostas dessas perguntas, você vai conseguir avaliar e entender o seguinte:

  • Eu realmente fiz o 1 terço que é minha responsabilidade para atingir a meta?
  • A minha equipe fez o 1 terço que é responsabilidade dela?

E dessa forma, você consegue avaliar a situação e identificar:

  • Onde erraram;
  • Onde acertaram;
  • O que está funcionando;
  • Quais alterações são necessárias;
  • Por fim, o que é responsabilidade de cada um, para que a meta seja atingida.

Sabe por que isso é necessário?

Porque nenhum plano de ação sobrevive ao campo de batalha.

E a melhoria contínua é necessária, para calcular se está no caminho certo e, se não…

Traçar novamente uma rota para colocar você e sua empresa no caminho que vai levar a sua empresa rumo ao objetivo.

E eu tenho a certeza de que os conteúdos que vou deixar abaixo vão te ajudar a chegar no seu objetivo, e no objetivo da empresa também:

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