Aprenda Finalmente a Fazer Reunião 1 a 1 Produtiva

Antes de mais nada, você sabe o que é uma reunião 1 a 1?

Essa é uma ferramenta que muitos donos de empresa negligenciam.

E mal sabem eles como as reuniões 1 a 1 podem fortalecer a cultura, e engajar os seus colaboradores.

Então, vamos lá:

A reunião 1 a 1 é uma reunião que acontece entre o colaborador e o seu líder direto.

Somente os dois e mais ninguém.

E essas reuniões acontecem com uma certa frequência, sendo feita a cada quinze dias, normalmente.

No entanto, essa não é uma simples reunião.

Por quê fazer a reunião 1 a 1?

A reunião 1 a 1 é um momento onde, basicamente, haverão trocas de informações.

No entanto, por ser particular, apenas entre o colaborador e seu líder/gestor direto…

Acaba criando um ambiente seguro e privado.

A partir do momento que se cria esse ambiente, as informações trocadas correm livremente.

Ou seja, com a frequência dessas reuniões, o colaborador pode se sentir mais confiante em passar informações como:

Como se sente em relação ao líder/gestor;

O que está impedindo ou atrapalhando de realizar o seu trabalho;

E, inclusive, pode dar sugestões de como melhorar o seu próprio trabalho.

Esses são apenas alguns exemplos do que um colaborador pode fazer, ao sentir o ambiente seguro.

Lembrando que esse é um dos momentos em que há abertura para que ele possa falar e expressar sobre essas e outras pautas.

Mas, o líder/gestor também pode utilizar desse momento para trabalhar alguns pontos como:

  • Feedback;
  • Desenvolvimento do colaborador;
  • Saber o que o seu liderado espera dele, como líder/gestor;

E por aí vai.

A questão é que, nas reuniões 1 a 1 são uma forma de trabalhar e fortalecer também a cultura da sua empresa.

Afinal, a cultura é o jeito que as pessoas vivem o dia a dia do seu negócio.

Mas afinal, o que eu preciso para começar a fazer reunião 1 a 1?

Agora que você entendeu o que é e por que é importante fazer essas reuniões…

Vamos para a prática!

Dica 1: Comece com um objetivo

Para que a reunião 1 a 1 seja realmente produtiva, você precisa definir o objetivo dela.

Então, você pode fazer a reunião 1 a 1 para orientação de desempenho do colaborador…

Como também para alinhamentos de expectativas, por exemplo.

Antes de começar a reunião, você precisa estabelecer qual a linha, qual a pauta que vocês vão seguir.

É preciso preparar o que vai ser conversado nessa reunião.

E por esse motivo, eu tenho até uma sugestão para você:

Você pode ter pré-definido algumas perguntas para fazer para o seu colaborados…

Mas para que ele se envolva no processo e entenda a importância dessa ferramenta, você pode pedir para que ele prepare uma pauta para a reunião 1 a 1.

Após avisar aos colaboradores que eles deverão preparar a pauta das reuniões 1 a 1…

Você solicita a eles que enviem a pauta até um dia antes da reunião, por exemplo.

Daí, você pode seguir a pauta que ele identificou que precisa abordar…

E de acordo com a pauta, você vai fazendo perguntas para ele.

Lembrando que é muito importante que você mantenha o foco da reunião, beleza?

Dica 2: Estabelecer tempo da reunião

E como eu citei anteriormente, é preciso manter o foco no objetivo.

É de extrema importância que você não fuja do objetivo.

E uma das maneiras de se fazer isso, é estabelecendo o tempo de duração da reunião.

Você pode definir, por exemplo, que a reunião terá duração de 1 hora.

Nesse mesmo exemplo, podemos você deverá estabelecer limites, como:

  • A reunião não poderá passar de 1 hora de duração;
  • Poderá durar menos tempo, desde que o objetivo seja concluído;
  • E que se houver algum imprevisto que atrapalhe o horário da reunião, deverá ser comunicado ao outro em até 1 dia antes.

Esses são apenas alguns exemplos que eu mostrei para você visualizar melhor.

Você poderá colocar aumentar o tempo limite, diminuir…

Desde que seja um tempo suficiente, padronizado para todos os colaboradores e controlado.

É dessa forma que você aumentará as chances de que o objetivo da reunião seja atingido.

Dica 3: Plano de ação

Como eu abordei anteriormente, além de ser crucial começar a reunião sempre com um objetivo…

Também é essencial que termine a reunião com um plano de ação.

Esse plano de ação é para que o colaborador possa:

  • Resolver um problema;
  • Desenvolver habilidades;
  • Melhorar seu desempenho;

E dentre diversas outras melhorias.

Ou seja, o plano de ação irá guiar o caminho do colaborador de acordo com a pauta abordada.

E nas próximas reuniões 1 a 1, você vai acompanhando a evolução desse colaborador.

E para acompanhá-lo e saber o que foi dito na reunião 1 a 1 anterior, você pode fazer o seguinte:

Fazer anotações em um documento ou planilha, salvar em uma pasta com a data e o nome da pessoa.

Momentos antes da reunião, você poderá verificar o que foi abordado na última reunião.

Dessa forma, você consegue dar sequência no desenvolvimento do colaborador.

E para saber mais como você pode trabalhar a cultura e outros pilares essenciais para qualquer empresa…

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