6 passos para contratar o funcionário certo

O que fazer para contratar o funcionário certo

Quando você pensar em abrir uma empresa e definitivamente a abri, você precisa fazer o tal do Organograma. Organograma é um gráfico que representa a estrutura hierárquica de uma empresa, serve para você descrever o que cada função representa e seu Objetivo.

Uma vez que você colocou o objetivo de cada função, você estabelece uma Meta. “Qual a meta que esse colaborador tem que bater?” Porque a empresa que não tem meta, não tem resultado e não cresce. Posterior a isso, você determina as Atividades que esse colaborador precisa fazer para alcançar essa meta.

E não esqueça, as atividades sempre parte da meta. Uma vez que você tem a noção clara disso, você precisa saber que tipo de pessoa você precisa para cada cargo. Assim, você vai determinar duas coisas, as Competências técnicas, e as Competências comportamentais.

O que eu mais ouço são empresas que contratam pelas competências técnicas e demitem pelas competências comportamentais. O que isso quer dizer?

Por exemplo, você contrata uma secretária e descobre se ela tem as habilidades técnicas que você procura, como fazer uma ligação, passar um fax, escrever um e-mail, etc. Ela descobre que ela tem essas habilidades, mas acontece que ela não faz as ligações, não manda e-mail, não executa a sua função.

Essa pessoa simplesmente esqueceu? Não, a questão é, a parte técnica ela domina, mas dentro da sua empresa os comportamentos que ela tem não funcionam alí. Isso não quer dizer que ela é uma má funcionária, mas o comportamento dela dentro da sua empresa não está dando certo e não está gerando resultado.

Por isso que, sim, a parte técnica é importante, mas você precisa saber qual o comportamento que as pessoas têm que ter na sua empresa. Você pode fazer teste de perfil para saber se a pessoa se adapta a esse tipo de vaga.

Um dos mais conhecidos é o DISC, utilizado no mundo inteiro e com mais chances de você contratar a pessoa certa. No EAG, utilizamos o DISC e o teste dos Sabotadores e funciona muito bem para gente.

Agora me diz, o que você faz para contratar o funcionário certo e se você já contratou o que você fez?