3 dicas para manter uma equipe de alta performance dentro ou fora da crise

Uma equipe de alta performance é essencial para a vida de qualquer negócio. Essa necessidade se torna ainda maior durante as crises, como a do novo Coronavírus, que exigem que os donos de empresa tomem medidas urgentes para salvar os seus negócios. Mas pode anotar: empresas com funcionários proativos e produtivos são bem mais propensas a apresentar resultados, faça chuva ou faça sol.

Quer ver de que forma você pode manter esse time alinhado e unido na sua empresa? Continue lendo e veja as 3 dicas que eu, Marcelo Germano, fundador do EAG – Empresa Autogerenciável, aplico nas minhas empresas para estimular meus funcionários e deixar todo mundo na mesma página. 

Espero que goste!

Por que manter uma equipe de alta performance durante uma crise?

Porque um dos papéis do dono de empresa é gerar empregos e fazer de tudo para mantê-los. Dessa forma, você ajuda a preservar o salário dos seus funcionários, dos seus fornecedores e a girar essa grande roda que é a economia. Assim, uma crise consegue ser contornada mais rapidamente e não traz grandes prejuízos para a sociedade.

Infelizmente, ainda tem muito dono de empresa que não pensa dessa forma, pois ou eles só olham para o próprio umbigo e demitem os funcionários nos primeiros instantes da crise, sem procurar alternativas para mantê-los; ou eles já estavam quase quebrados por conta de problemas anteriores de gestão, e a crise foi o empurrão para o abismo. 

Eu nunca consegui entender como muitos donos de empresa não tem conhecimentos sobre planejamento, ainda mais financeiro, mesmo tocando um negócio com as próprias mãos. Todos nós devemos estar preparados para prosperar em tempos de bonança, mas só isso não basta: devemos estar prontos, principalmente, para segurar as pontas durante a instabilidade. E isso inclui não mandar funcionários embora.

3 dicas para manter uma equipe de alta performance em qualquer cenário

Um time unido e capacitado está pronto para performar em tempos bons e ruins, porque ele sabe o que deve ser feito sob qualquer circunstância e encontra motivação para isso. Veja só como mantê-lo na sua empresa:

1) Engaje os seus funcionários

Esse é o primeiro passo para manter uma equipe de alta performance em qualquer circunstância. Os seus funcionários precisam amar trabalhar na sua empresa, porque dessa forma eles se sentirão bem mais estimulados em sugerir inovações, bater metas, produzir resultados e estar ao seu lado em todas as situações.

Parece perfeito, não é? Mas de que forma você pode criar esse vínculo entre eles e o seu negócio? Não tem mistério: com base na conversa. Eu sempre falo que a liderança é construída a partir de conversas, e aqui não seria diferente. 

Esteja à disposição para explicar a função de cada pessoa dentro da empresa, tirar dúvidas, dar feedbacks, trocar ideias, perguntar o que pode ser melhorado e pedir sugestões. 

Ao agir dessa forma, você demonstra que tem conhecimento sobre o que acontece dentro do seu negócio e que está disposto a resolver problemas, prezando pelo bem-estar da sua equipe. E acredite, Comandante: um funcionário que se sente ouvido e requisitado vai amar fazer parte da sua empresa, vai se sentir parte integrante dela e fará de tudo para vê-la decolar. 

2) Desenvolva o seu time 

Quando você se preocupa em capacitar e em desenvolver as habilidades pessoais dos seus funcionários, você demonstra que está interessado em fazê-los crescer na sua empresa e, também, em suas respectivas carreiras. Treinamentos, cursos e palestras são algumas das formas de tornar isso possível e de incentivá-los a continuar com você, seja na crise ou fora dela.

Além disso, eu acredito que um dos papéis do líder é formar outros líderes, inclusive porque essas mesmas pessoas podem ajudá-lo no futuro. Uma forma muito eficiente de trabalhar a habilidade de liderança é por meio de atividades como o Método Cumbuca.

Nela, toda a equipe deve se reunir semanalmente para discutir o capítulo de um livro lido por todos, que precisa estar relacionado com as habilidades e os conhecimentos que se quer desenvolver. 

No encontro, uma pessoa é sorteada para discutir os seus insights sobre o material. Depois da apresentação dessa pessoa, todos devem debater o assunto e, de acordo com o que foi conversado, criar um plano de ação, delimitando os próximos passos e decidindo de que forma esses insights serão aplicados na equipe. 

Sendo assim, todo mundo sairá com uma meta que foi planejada por um funcionário (que não terá necessariamente a maior posição hierárquica) e ampliará os seus conhecimentos sobre determinado tema.

3) Saiba liderar a sua equipe 

É isso mesmo: você, como líder, deve inspirar e motivar os seus funcionários a continuarem dando o melhor de si, independentemente do cenário. 

Para falar sobre a importância disso, eu gostaria de trazer o exemplo do home office, que foi adotado por muitas empresas por conta da pandemia do novo Coronavírus. Nesse cenário, gestores que estavam acostumados com a presença física têm enfrentado dificuldades para liderar à distância.

Só que esse formato pretende continuar em alta mesmo após a pandemia, e quem entendeu isso largou mão das desculpas e passou a dançar conforme a música. Isso inclui usar e abusar de medidas que melhoram o trabalho remoto, como: fazer reuniões diárias on-line por videoconferência ou por mensagens e usar sites como o Trello para fazer a gestão de tarefas.

Considerações finais

Seguindo essas dicas, você tem muito mais chances de manter uma equipe de alta performance na sua empresa em qualquer cenário. Inclusive, se você enfrentar dificuldades e precisar diminuir a carga horária, reduzir salário ou qualquer outra necessidade, é bem mais provável que os seus funcionários entendam essas medidas e continuem com você mesmo durante a turbulência.

Eu sempre digo que não acredito em sorte, eu acredito em meta, plano de ação e execução. Portanto, execute esses passos e aumente as chances de estreitar os laços com sua equipe e de todos trabalharem em conjunto para atingir resultados. 

O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para te ajudar a acabar com o caos da sua empresa e a construir uma equipe autogerenciável que funcione sem depender de você.